O processo de abrir empresas começa mesmo antes de os papéis serem assinados. Mesmo sem faturamento, os empreendedores precisam se atentar a documentações necessárias para atuação regular do negócio.
Existem bons motivos para se ter apoio profissional para lidar com o dia a dia da contabilidade fiscal e tributária da empresa. Confira:
Por que contratar um contador?
1 – É obrigatório ter um contador
Isso porque a Lei 10.406/2002, em seu artigo 1.179 determina que “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”. Já em seu artigo 1.182, explicita que “a escrituração deverá ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado”.
Atenção: Quem é MEI não precisa de contador. Isso porque o sistema tributário do MEI é simplificado e ele está desobrigado de ter uma gestão contábil formal.
2 – Tempo é dinheiro e um contador é economia
Deixar serviços contábeis com um especialista não só possibilita que uma empresa cresça de forma saudável, como evita problemas no presente ou futuro. Imagine que um chão firme é construído considerando diversos fatores que podem complicar a ação de erguer um prédio.
Um melhor controle financeiro significa mais foco no negócio. Manter uma empresa exige processos mensais e, em alguns casos, diários, como:
- Emissão de notas fiscais;
- Entrega das declarações anuais;
- Emissão de guias de impostos;
- Regulamentação para contratar funcionários;
- Controle de sócios;
- Entre outras operações.
Ao contratar um escritório de contabilidade que se responsabilize por essas operações frequentes e que exigem maior controle, os profissionais ganham mais tempo para desenvolver suas atividades, equipes, produtos e soluções.
Desenvolver um pensamento estratégico é indispensável para manter uma empresa de portas abertas. Isso exige planejamento, revisão, análise e estudo de mercado. Direcionar operações contábeis para um especialista representa mais tempo para focar nesses detalhes.
3- Visão ampla do negócio
Uma visão estratégica também exige que os sócios ou o empresário possam visualizar todos os fatores que impactam direta ou indiretamente o seu negócio, seja positiva ou negativamente — especialmente nesse último caso.
O impacto desses fatores, como a economia do país ou a mudança de leis com a entrada de novos políticos, interferem mutuamente. O que significa que não basta ter todas as informações, mas se antecipar a como elas impactam o seu crescimento como empresa.
Em um dos vídeos do Sebrae Talks, a contabilista Lourdes Gama ressalta a importância de se obter um panorama da saúde da empresa para uma tomada de decisão assertiva com serviços de contabilidade:
A contabilidade oferece a possibilidade de visualizar os resultados de forma geral e transformá-los em oportunidades e boas decisões. Além disso, você tem contato direto com um profissional em uma assessoria contábil para tirar dúvidas e identificar oportunidades de crescimento.
4- Saber o valor da empresa
Por falar em oportunidades de crescimento, saber o valor da empresa, produtos e serviços é essencial para desenvolver novas formas de ampliação, especialmente em segmentos impactados pela variação de preços constantemente, como o que ocorre no varejo durante a Black Friday e outras datas anualmente.
Saber o valor de uma empresa também oferece proteção aos sócios, abre portas para entrada de novos, e ajuda na venda do negócio futuramente com um bom planejamento.
5- Redução da carga tributária
O planejamento feito por uma contabilidade virtual ou física também considera as legislações de cada estado, como a variação de tributações e suas mudanças, e como as empresas podem aproveitá-las em seu crescimento. Por isso, a abertura de empresas em São Paulo precisa ser realizada por especialistas, assim como em outros estados.
Essa e outras análises constantes, como as atualizações sobre as legislações e entidades responsáveis pela regulamentação das empresas — também conhecido como Fisco — faz com que contadores conheçam maneiras de reduzir a carga tributária.
Onde encontrar um contador?
A contabilidade mantém a empresa regular com o envio das declarações acessórias, evitando multas e penalizações, além de reduzir gastos com a carga tributária, como vimos. Porém, para evitar problemas no futuro, é recomendado agir no presente.
É verdade que cada negócio é um caso, mas independente do segmento, porte da empresa, quantidade de sócios ou funcionários, faturamento e outros fatores que impactam a regulamentação, a OCP Contábil tem um time e profissionais especializados no seu negócio. Entre em contato com o escritório de contabilidade em São Paulo e saiba mais!