fbpx

OCP Contábil

Trocar de contador: quando é o melhor momento?

Jéssica Nascimento

Jéssica Nascimento

Contadora na OCP Contábil

A transição de uma contabilidade para outra parece complexo e estressante, mas não precisa ser. Saiba como a OCP Contábil pode te ajudar!

Entre em contato agora mesmo!

Abertura de Empresa
Contabilidade Digital
Veja como é fácil!
Declare seu IRPF com a OCP
A transição de uma contabilidade para outra parece complexo e estressante, mas não precisa ser. Saiba como a OCP Contábil pode te ajudar!

A transição de uma contabilidade para outra parece complexo e estressante, mas não precisa ser. Saiba como a OCP Contábil pode te ajudar!

Os serviços contábeis de uma empresa são a base sólida para o seu crescimento, evitando pendências com o Fisco, por exemplo. Porém, a mudança de contador de uma empresa pode ser mais simples do que você imagina.

Nem sempre a mudança se dá pela insatisfação pelos serviços, mas também devido ao crescimento da empresa, exigindo uma equipe especializada, ou mesmo a adesão de um novo formato, como uma contabilidade digital.

A verdade é que, independente do tamanho do negócio, a contabilidade é imprescindível para a gestão de recursos, prevenção de inadimplências, emissão e atualização de documentos, além de manter a empresa regular perante o fisco.

Ainda assim, a mudança deve ser realizada com cuidado pelos profissionais atuais e futuros. Para te ajudar a planejar a mudança de escritório de contabilidade, separamos as principais orientações que você precisa saber.

Por que mudar de contador?

Um contador deve ser um dos principais agentes que potencializam o crescimento de um negócio. Para isso, o seu conhecimento e a quantidade de profissionais envolvidos da equipe deve ter um “match” com a empresa, seus prazos, orçamento e porte.

Antes de iniciar o processo de mudança de uma assessoria contábil, saiba que as empresas não são obrigadas a permanecer com um contador, sendo um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. 

Portanto, verifique o seu contrato e, caso existam cláusulas que podem gerar multas e penalidades devido à rescisão, procure um especialista. Assim, o processo de troca de contador se torna mais amigável.

Se você ainda está se perguntando se realmente vale a pena mudar o ​​escritório de contabilidade da sua empresa, listamos abaixo os principais motivos que despertam a necessidade de buscar um novo caminho para a sua contabilidade:

  • Descumprimento de prazos e surgimento de erros;
  • Falta de atualização sobre documentações e processos;
  • Desorganização e desatualização de leis e outras mudanças do Fisco;
  • Falta de tecnologia para integrar e gerir os processos;
  • Contratos inflexíveis (inclusão de multas por rescisão contratual);
  • Valores mais altos do que o orçamento da empresa pode pagar;
  • Escolha de uma categoria inadequada para o porte da empresa, gerando mais impostos;
  • Comunicação e objetivos pouco ou nada claros;
  • No caso de uma contabilidade virtual (uma plataforma), nem sempre há o auxílio de um especialista para solucionar dúvidas.

Caso você tenha se identificado com um ou mais motivos para a mudança de contabilidade em São Paulo ou em outro estado, não deixe para a última hora. Possivelmente, chegou o momento de avaliar como realizar a alteração.

Como mudar de contador com a OCP Contábil

Em um primeiro momento, a transição de uma contabilidade online ou física para outra parece complexo e estressante, mas não precisa ser. O planejamento e o alinhamento de expectativas são esses antes de iniciar o processo.

A primeira recomendação é que uma conversa entre os sócios ajude a avaliar a situação e decida os principais critérios que o novo escritório precisa ter. Após o planejamento e a decisão, é chegada a hora de iniciar o processo.

Primeiro, é necessário informar a decisão para o atual contador por e-mail ou carta registrada em correio.

Esse comunicado deve conter dados da empresa e a data de encerramento desejada e/ou estipulada em contrato. Além de outras especificações, caso necessário, conforme o contrato estipulado inicialmente.

Após o recebimento, o então contador precisará de 30 dias para organizar as documentações fiscal, contábil, cadastral e pessoal da empresa para devolver aos sócios ou ao CEO.

Em alguns casos, é exigido um relatório da situação atual da empresa que será enviado para o escritório que ficará responsável pelos serviços de contabilidade. Esse documento deve conter possíveis pendência que a empresa possui, como dívidas, para dar continuidade.

Para a contratação da OCP Contábil, os processos são diferentes e mais práticos. Após informar a decisão de encerrar os serviços contábeis com a contabilidade atual, um dos especialistas da OCP Contábil entrará em contato com o antigo responsável para solicitar as documentações necessárias.

Esse processo não tem custo e em até dois dias a OCP entra em contato para informar sobre a conclusão da etapa de transferência. Para iniciar a sua mudança de contador, basta clicar aqui e envie o seu contato ou acesse ocpcontabil.com.br/trocar-de-contador. Até breve!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp