fbpx

OCP Contábil

Entenda como trocar de contador sem dor de cabeça.

Sua contabilidade atual oferece atendimento humanizado, foco na sua atividade, consultoria tributária gratuita e conta com profissionais especialistas? Se esses são os diferenciais que você procura em uma contabilidade, a OCP Contábil está preparada para te atender.

Quando devo trocar de Contador?

A relação entre o contador e o cliente deve ser de confiança e transparência. Se, por qualquer motivo você não está satisfeito com a contabilidade atual é possível mudar de contador de maneira bem simples.

A contabilidade é essencial em todas as fases de uma empresa (abertura, crescimento e encerramento) e, deve garantir que a empresa se mantenha em conformidade com a legislação. Além disso, outros fatores interferem quando o assunto é contabilidade:

  • Dificuldade de comunicação;
  • Atendimento ruim;
  • Ferramentas desatualizadas;
  • Descumprimento de prazos;
  • Entre outros fatores.

Portanto, se não estiver contente com sua contabilidade atual, saiba que você tem o direito assegurado pelo Código de defesa do Consumidor de trocar de contador.

Decidi Trocar de contador, como devo fazer?

  • Verifique no contrato de prestação de serviços com a contabilidade antiga como foi acordado as formas de rescisão (aviso prévio e até mesmo multa). Na OCP Contábil não colocamos cláusulas de multas em casos de rescisão. É uma decisão do cliente permanecer com nossos serviços, o que normalmente é feito em decorrência da qualidade do nosso trabalho e não por uma imposição contratual;
  • Comunique o contador antigo e oficialize a decisão de mudar de contador, isto pode ser feito por meio de e-mail. É importante constar a data de encerramento dos serviços, além dos dados da empresa;
  • O contador anterior deve disponibilizar a documentação contábil, bem como um relatório junto aos órgãos fiscais para verificar possíveis irregularidades. É feito, também, um Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica.
  • Em seguida deve-se oficializar a contratação do novo serviço de contabilidade.

Quais são os documentos para mudar de contador?

Contrato Social ou Requerimento de Empresário
O Contrato Social (LTDAs e EIRELIs) ou Requerimento de Empresário (EIs) é a “certidão de nascimento” da empresa. Esse documento contém informações sobre os sócios, os direitos e as obrigações dos proprietários, as atividades econômicas exercidas e as condições de funcionamento.

Escrituração Contábil
A Escrituração Contábil é um dos documentos mais importantes para a contabilidade. É nela que ficam registradas, cronologicamente, todos os fatos contábeis e as movimentações no patrimônio da empresa.

Senha web
A senha web é uma chave necessária para que o contador consiga acessar o sistema da prefeitura da cidade em que a sua empresa está sediada e a plataforma para emissão de notas fiscais.

Código de acesso ao Simples Nacional
Se a sua empresa for adepta do regime tributário Simples Nacional, é necessário que o novo profissional de contabilidade tenha em mãos o código necessário para acessar o sistema da Receita Federal e aos serviços que só podem ser solicitados por meio dessa plataforma.

Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) é um documento no qual constam informações sobre os vínculos empregatícios que a empresa mantém e suas respectivas remunerações.

Notas fiscais recebidas
Também é importante que você reúna todas as notas fiscais que você recebeu de seus fornecedores.

Comprovante de despesas gerais
Separe para o seu novo contador todos os comprovantes referentes a despesas e custos gerais, como contas de luz, água, aluguel, telefone, internet, reparos, manutenção etc.

Contracheques
Os contracheques são documentos que comprovam o pagamento dos salários dos funcionários da sua empresa, bem como os benefícios adicionais como vale transporte e vale refeição.

Comprovante de pagamento de tributos
Também configura entre os documentos para mudar de contador o comprovante de pagamento de tributos que competem à sua empresa, como FGTS, INSS, DARF, ISS, contribuição sindical etc.

Levantamento de empréstimos e financiamentos
Seu novo contador também precisa estar ciente das dívidas da sua empresa. Por isso, faça um levantamento de todos os empréstimos e financiamentos que ainda faltam ser quitados.

Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica
O Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica é um documento que cabe ao seu contador atual redigir. O objetivo é formalizar a transição dos serviços de contabilidade de um profissional para o outro.

Contrato de Prestação de Serviços
Por fim, é necessário redigir um Contrato de Prestação de Serviços que deverá ser assinado entre a empresa contratante e o novo profissional de contabilidade contratado.

Venha para OCP Contábil, saiba como:

Com a OCP Contábil, a troca de contabilidade é ainda mais fácil e rápida. Pode ocorrer em qualquer momento e sem custos.

Após comunicar a antiga contabilidade, você não precisa se preocupar com a disponibilização da documentação contábil. Nós entramos em contato com a contabilidade anterior solicitando toda documentação necessária.

Se você não está satisfeito com seu contador atual, a OCP Contábil é a melhor opção. Somos um time que presta o melhor serviço de consultoria contábil, dispõe de ferramentas que a era digital exige para agilizar os processos diários, sem abrir mão do atendimento humanizado. Nossos clientes contam com profissionais qualificados e dedicados que passam por constantes atualizações com o intuito de oferecer soluções de forma simplificada, ágil e transparente.

Entre em contato agora mesmo!