fbpx

OCP Contábil

Saiba por que sua empresa pode ser excluída do Simples Nacional

Jéssica Nascimento

Jéssica Nascimento

Contadora na OCP Contábil

Entre em contato agora mesmo!

Abertura de Empresa
Contabilidade Digital
Veja como é fácil!
Declare seu IRPF com a OCP

Exclusão do regime simplificado, que foi suspensa em 2020, volta a ser comunicada aos contribuintes inadimplentes.

Como de costume, o mês de setembro trás os comunicados de exclusão do Simples Nacional, disponibilizados pela Receita Federal, através do Domicilio Tributário Eletrônico (meio de comunicação da Receita Federal com o contribuinte). O termo de exclusão do Simples Nacional poderá ser conferido através da caixa de mensagens do Simples Nacional ou e-CAC, junto ao relatório de débitos elegíveis para exclusão.

Ao efetuar a consulta, a empresa notificada dará ciência ao Termo de Exclusão. A partir da data de conhecimento, há um prazo de 30 (trinta) dias para regularização da totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento ou parcelamento.

A pessoa jurídica que possui débitos federais, estaduais, municipais, trabalhistas e/ou previdenciários (INSS) está elegível a exclusão deste regime.

A empresa que fizer a regularização terá a exclusão do Simples Nacional sem efeito. Ou seja, permanecerá dentro deste regime sem necessidade de qualquer outro procedimento.

No entanto, caso não tome alguma ação o quanto antes, a exclusão ocorrerá automaticamente, com efeitos a partir de 01/01/2022.

Mais de 440 mil microempresas e empresas de pequeno porte, que estão inadimplentes, foram notificadas e podem ser excluídas deste regime, perdendo diversas vantagens.


Quer abrir empresa, ser PJ ou trocar de contador?

A OCP Contábil é especialista em abertura de empresa MEI. Preencha seus dados para receber um contato e abrir sua empresa agora mesmo!


    Benefícios do Simples Nacional

    O Simples Nacional foi instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, é um regime tributário voltado para as micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI’s).

    Foi criado com o objetivo de reduzir a carga tributária e a burocracia para as empresas, já que é um regime que permite o recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

    Além da relativa simplificação na apuração dos impostos, o Simples Nacional também elimina uma série de obrigações acessórias (menos declarações). Há, também, benefícios em processo de licitação e na exportação de produtos.

    Contudo, a principal vantagem em optar pelo Simples Nacional é a redução na carga tributária, para a maioria dos casos. 

    Para maiores informações quanto a exclusão do Simples Nacional, a Receita Federal disponibiliza um arquivo em PDF com as dúvidas mais frequentes.



    Leia também: Simples Nacional: é possível voltar ao regime após exclusão?

    Gostou do conteúdo? Compartilhe!

    Share on facebook
    Share on email
    Share on linkedin
    Share on whatsapp