OCP Contábil

Principais tributos que todo PJ prestador de serviços precisa conhecer

Manter as finanças em dia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente para prestadores de serviços que atuam como Pessoa Jurídica (PJ). Por isso, é importante que esses profissionais conheçam os principais tributos que devem ser pagos e como eles incidem sobre a empresa.

O que é a prestação de serviços?

Primeiramente, vamos ao conceito desse termo: a prestação de serviços é um tipo de atividade econômica em que uma pessoa oferece aos seus clientes um tipo de mão-de-obra física ou intelectual realizada pelo prestador. 

Ou seja, não existe a venda ou negociação de um produto tangível.

Desse modo, esse tipo de negociação sempre possui:

  • O prestador de serviço (que oferece sua atividade);
  • O tomador de serviço (que recebe o resultado da atividade desenvolvida e remunera por ela).

Neste conteúdo, vamos apresentar os principais tributos que todo PJ prestador de serviços precisa conhecer, e como a OCP Contábil pode ajudar a sua empresa a se manter em dia com suas obrigações fiscais e tributárias.

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) é um tributo federal que incide sobre o lucro da empresa. O IRPJ é calculado com base na receita bruta e nas despesas dedutíveis, e a alíquota pode variar de acordo com o tipo de atividade da empresa. É importante destacar que o IRPJ deve ser pago trimestralmente.

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é uma contribuição federal que incide sobre o lucro da empresa. A CSLL é calculada com base no lucro líquido do período e a alíquota pode variar de acordo com o tipo de atividade da empresa. Assim como o IRPJ, a CSLL também deve ser paga trimestralmente.

Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são tributos federais que incidem sobre o faturamento da empresa. A alíquota do PIS e da COFINS pode variar de acordo com o regime tributário da empresa, sendo o valor recolhido através de um documento fiscal chamado de DARF.

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é um tributo municipal que incide sobre a prestação de serviços. A alíquota do ISS varia entre 2 e 5%, de acordo com o município onde a empresa está sediada, e o valor deve ser recolhido mensalmente (até o dia 10).

Para garantir que todos esses tributos sejam pagos corretamente e em dia, é fundamental contar com um serviço de contabilidade especializado em prestador de serviços. A OCP Contábil oferece serviços de manutenção contábil e pode ajudar sua empresa a manter suas finanças em dia.

Se você quer garantir que sua empresa esteja em conformidade com todas as obrigações tributárias e fiscais, entre em contato com a OCP Contábil no WhatsApp (11) 99976-0421 e conheça nossos serviços de manutenção contábil para prestadores de serviços.