fbpx

OCP Contábil

Principais tributos que todo PJ prestador de serviços precisa conhecer

Jéssica Nascimento

Jéssica Nascimento

Contadora na OCP Contábil

Entre em contato agora mesmo!

Abertura de Empresa
Contabilidade Digital
Veja como é fácil!
Declare seu IRPF com a OCP

Manter as finanças em dia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente para prestadores de serviços que atuam como Pessoa Jurídica (PJ). Por isso, é importante que esses profissionais conheçam os principais tributos que devem ser pagos e como eles incidem sobre a empresa.

O que é a prestação de serviços?

Primeiramente, vamos ao conceito desse termo: a prestação de serviços é um tipo de atividade econômica em que uma pessoa oferece aos seus clientes um tipo de mão-de-obra física ou intelectual realizada pelo prestador. 

Ou seja, não existe a venda ou negociação de um produto tangível.

Desse modo, esse tipo de negociação sempre possui:

  • O prestador de serviço (que oferece sua atividade);
  • O tomador de serviço (que recebe o resultado da atividade desenvolvida e remunera por ela).

Neste conteúdo, vamos apresentar os principais tributos que todo PJ prestador de serviços precisa conhecer, e como a OCP Contábil pode ajudar a sua empresa a se manter em dia com suas obrigações fiscais e tributárias.

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) é um tributo federal que incide sobre o lucro da empresa. O IRPJ é calculado com base na receita bruta e nas despesas dedutíveis, e a alíquota pode variar de acordo com o tipo de atividade da empresa. É importante destacar que o IRPJ deve ser pago trimestralmente.

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é uma contribuição federal que incide sobre o lucro da empresa. A CSLL é calculada com base no lucro líquido do período e a alíquota pode variar de acordo com o tipo de atividade da empresa. Assim como o IRPJ, a CSLL também deve ser paga trimestralmente.

Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são tributos federais que incidem sobre o faturamento da empresa. A alíquota do PIS e da COFINS pode variar de acordo com o regime tributário da empresa, sendo o valor recolhido através de um documento fiscal chamado de DARF.

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é um tributo municipal que incide sobre a prestação de serviços. A alíquota do ISS varia entre 2 e 5%, de acordo com o município onde a empresa está sediada, e o valor deve ser recolhido mensalmente (até o dia 10).

Para garantir que todos esses tributos sejam pagos corretamente e em dia, é fundamental contar com um serviço de contabilidade especializado em prestador de serviços. A OCP Contábil oferece serviços de manutenção contábil e pode ajudar sua empresa a manter suas finanças em dia.

Se você quer garantir que sua empresa esteja em conformidade com todas as obrigações tributárias e fiscais, entre em contato com a OCP Contábil no WhatsApp (11) 99976-0421 e conheça nossos serviços de manutenção contábil para prestadores de serviços.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp