fbpx

OCP Contábil

Serviços contábeis: O que é assessoria fiscal e tributária?

Saiba mais do serviço contábil que cuida da parte fiscal e tributária da empresa e entenda a importância que ele exerce no andamento do seu negócio.

Ao abrir uma empresa, uma das maiores preocupações do empreendedor brasileiro é com o regime tributário nacional que é considerado complexo devido às várias normas que regulam o recolhimento e a própria carga de tributos. Por isso, é imprescindível o apoio e auxílio de uma assessoria fiscal e tributária qualificada para manter sua empresa em dia com o sistema tributário brasileiro.

Sendo assim, o serviço de assessoria fiscal e tributária é essencial para que as empresas se mantenham em conformidade com a legislação. Além de trazer outras vantagens para o negócio.

Ficou curioso? Continue a leitura que mostraremos as vantagens da assessoria fiscal e tributária para as empresas.

O que é assessoria Fiscal e Tributária?


O papel de uma assessoria fiscal e tributária é cuidar dos assuntos relacionados à legislação tributária e questões fiscais numa empresa, além de fazer diagnósticos e formular soluções burocráticas e administrativas do negócio.


Assim, é responsável pelo cálculo de todos os impostos e registros fiscais nas esferas municipais, estaduais e federais levando em conta o local e segmento do seu negócio, por exemplo.


E assume também uma posição estratégica ao auxiliar e orientar a empresa a respeito das obrigações tributárias como enquadramento fiscal e tributário de impostos. Uma gestão tributária inadequada pode gerar problemas como imposição de multa.

É necessário lembrar de que a identificação de procedimentos corretos acarreta em benefícios e/ou direitos não utilizados pela empresa como diminuição de taxas e impostos.

Por isso, contratar um bom serviço de contabilidade para assumir essa função é principalmente necessário para pequenas empresas e negócios já que a legislação brasileira é considerada um tanto complexa.


Qual função de uma assessoria fiscal e tributária?

Ter o auxilio de uma assessoria fiscal e tributária é essencial para o andamento da sua empresa. 

Os profissionais da área detêm os conhecimentos necessários para o exercício de uma consultoria completa orientando no atendimento a responsabilidade tributária da empresa com a legislação vigente. 

Veja alguns dos encargos de uma assessoria tributária e fiscal:

  • Planejamento de tributos;
  • Análise de procedimentos, uso de incentivos e revisão fiscal;
  • Gestão e coletas de documentos;
  • Mapeamento estratégico;
  • Aplicação de dados financeiros e contábeis da empresa;
  • Avaliação da situação tributária da empresa – pagamentos de impostos;
  • Estrutura tributária adequada do negócio.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a função de uma assessoria fiscal e tributária.

  • Adequação tributária: por uma analise minuciosa, o consultor descobre o melhor regime tributário para sua empresa e com isso é possível aproveitar incentivos e benéficos ficais;
  • Recuperação de crédito tributário: o pagamento de impostos indevidos por parte da empresa pode gerar créditos tributários não utilizáveis com a possibilidade de restituição e compensação;
  • Gestão e coleta de documentos: envio de documentos pertinentes e necessários para o funcionamento regularizado da empresa;
  • Planejamento tributário: a partir de estudos e coletas de dados da empresa e sempre alinhado com a legislação vigente, é possível a criação de estratégias que objetivem a redução da carga de impostos.

Vantagens de uma consultoria fiscal e tributária

Ao falarmos de assessoria fiscal e tributária estamos falando de planejamento. Para isto, é necessário estudar, conhecer, analisar e verificar todas as possibilidades de tributação que envolve o negócio.

Deve-se conhecer as particularidades do segmento, do ramo de atividade, localização e outros para se definir o enquadramento da empresa no regime tributário mais viável.

Em suma, as vantagens de um bom e qualificado serviço de assessoria fiscal e tributária são grandes e ajudam a empresa a estar em dia com as questões burocráticas.

Quando contratar uma consultoria fiscal e tributária?

Há pagamento indevido de impostos? Recolhimento inadequado de tributos? A empresa não segue as responsabilidades tributárias de acordo com o segmento e localidade do negócio? Então algo está errado.

Nessa hora é necessário procurar um consultor tributário e fiscal para regularizar a situação da empresa e ficar em dia com a legislação.

Agora que você sabe da importância da assessoria fiscal e tributária entre em contato com a OCP Contábil, nós analisamos sua atividade e determinamos a melhor classificação fiscal para sua empresa, definindo o regime tributário mais adequado para que você não pague impostos desnecessários. Clique aqui para saber mais!