fbpx

OCP Contábil

Serviços Contábeis para Médicos: Como pagar menos impostos?

Jéssica Nascimento

Jéssica Nascimento

Contadora na OCP Contábil

Contar com serviços contábeis para médicos é uma recomendação mais que importante para manter a profissão regularizada e evitar o pagamento de impostos desnecessários.

Entre em contato agora mesmo!

Abertura de Empresa
Contabilidade Digital
Veja como é fácil!
Declare seu IRPF com a OCP
Contar com serviços contábeis para médicos é uma recomendação mais que importante para manter a profissão regularizada e evitar o pagamento de impostos desnecessários.

Serviços Contábeis para Médicos: Médico Negro com prontuário Digital (Tablet)

Serviços Contábeis para Médicos: Contar com serviços contábeis para médicos é uma recomendação mais que importante para manter a profissão regularizada e evitar o pagamento de impostos desnecessários.

Após a formação, os profissionais da área da saúde precisam avaliar as melhores condições legais para atuar em diferentes áreas de clínicas, hospitais e outros espaços dedicados à saúde.

Além de conhecer as obrigações legais no início da carreira, o profissional precisa optar pelo melhor regime de tributação: pessoa física (profissionais liberais / autônomos) ou pessoa jurídica (simples nacional / lucro presumido). É nesse momento que surge a dúvida: O que vale mais a pena?

Ao optar em atuar como Pessoa Física, os médicos podem trabalhar como profissionais liberais ou autônomos e estão sujeitos à cobrança do Imposto de Renda de Pessoa Física, do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O maior problema de optar por esse regime para quem exerce a atividade, contudo, é a alta tributação. A alíquota do Imposto de Renda pode chegar a 27,5% da receita – de acordo com a tabela do tributo –, e do INSS a até 20%.

Além desses pontos, quando os médicos optam por trabalhar como profissionais liberais ou autônomos, eles ficam muito mais suscetíveis a uma fiscalização ou malha fina na sua declaração de Imposto de Renda pessoa física.

Por isso, os prestadores de serviços da medicina buscam cada vez mais formas alternativas e legais para recolher seus impostos. 

Atuar como Pessoa Jurídica é a melhor opção para profissionais da área da saúde na maioria das vezes. No sentido de redução de impostos, além de que,com a criação de um CNPJ para médicos, o profissional ganha mais flexibilidade para atuar em diferentes posições e instituições, estabelecendo suas limitações e critérios em contratos de prestação de serviços, bem como de carga horária.

Com isso, contar com serviços contábeis para médicos é uma recomendação mais que importante para manter a profissão regularizada e evitar o pagamento de impostos desnecessários, de forma mais otimizada e segura.

Serviços Contábeis para Médicos: Instrumentos médicos

Categoria de CNPJ para médicos

Ao se tornar uma Pessoa Jurídica, o médico será proprietário do seu negócio e responsável por todas as ações junto ao Fisco, ou seja, os órgãos governamentais responsáveis pela regularização e obrigações fiscais das empresas do Brasil.

O contato com o Fisco começa com a abertura de empresa São Paulo ou em outro estado onde o médico reside e, possivelmente, atua profissionalmente. 

Serviços Contábeis para Médicos: Modelos de tributações

Muitos profissionais têm o Simples Nacional como o mais adequado para a sua atuação, mas nem sempre é assim. Na OCP Contábil, um escritório de contabilidade especializado na gestão fiscal de médicos, diferentes casos levam a modelos de tributações distintos.

Neste conteúdo da OCP, detalhamos os fatores que impactam a decisão de um enquadramento tributário, mas aqui, resumimos as principais vantagens que uma escolha feita com uma análise prévia pode oferecer:

  • Redução de pagamento de impostos;
  • Possibilidade de contratação de profissionais regularmente;
  • Diminuição na quantidade de processos e documentos necessários para a regularização junto ao Fisco.

Ao avaliar junto a uma assessoria contábil as principais características da profissão, se há necessidade de contratar profissionais, a média de faturamento e outros fatores, o profissional poderá aderir um dos enquadramentos disponíveis no Brasil.

Serviços Contábeis para Médicos:  Médica Oriental em frente ao computador.

Serviços Contábeis para Médicos: Simples Nacional

Todo médico que vai abrir um CNPJ pensa que o Simples Nacional é o melhor regime de tributação para médicos. Mas, antes dessa definição, diversos fatores devem ser analisados.

O Simples Nacional é um sistema de tributação simplificada, que otimiza o recolhimento de contribuições de microempreendedores e empresas de pequeno porte. Já que a base é a unificação dos impostos, as alíquotas são reduzidas.

Neste modelo, impostos como IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, IPI, CPP e ISS são reunidos no mesmo cálculo, o que facilita o gerenciamento dos gastos com tributos.

Além disso, para calcular os impostos do Simples Nacional é necessário usar a tabela que é atualizada frequentemente, observando a faixa de renda bruta e qual a alíquota a ser paga sobre determinado valor.

Serviços Contábeis para Médicos: Lucro Presumido

O lucro presumido também é uma opção utilizada pelos profissionais da Medicina. 

Neste modelo, o imposto é calculado sobre a presunção de lucro, que é de 32% do faturamento.

O médico terá de pagar impostos mensais – PIS, COFINS e ISSQN – e trimestrais – IRPJ e CSLL. O tributo médio varia entre 13,33% e 16,33%, mais a Contribuição Previdenciária Patronal – e adicional de IRPJ (Imposto de Renda – Pessoa Jurídica), quando aplicável. 

Serviços Contábeis para Médicos: Profissional da área da saúde de feição Branca atendendo telefone.

Definir o melhor regime depende de um planejamento tributário bem elaborado por um profissional contábil.

Mas, não se preocupe! A OCP Contábil conta com especialistas e estratégias para identificar o melhor enquadramento para seu cenário, o que impactará na redução dos impostos pagos devidamente.

Tributações para médicos

A decisão por um enquadramento tributário não é uma tarefa realizada somente ao abrir empresas, mas também com o aumento do faturamento e outros fatores que impactam na mudança do modelo já adotado.

Dessa forma, o acompanhamento de uma contabilidade digital pode ajudar o profissional a monitorar e identificar o melhor momento para a mudança do modelo de tributação para o médico.

Além de realizar tarefas burocráticas e operacionais, como a emissão de nota fiscal para o médico, os serviços de contabilidade também o auxiliam com um planejamento tributário detalhado, antecipando possíveis mudanças do Fisco que podem impactar a Pessoa Jurídica de alguma forma.

Contar com uma contabilidade em São Paulo, como a OCP Contábil, possibilita ao profissional de saúde mais tempo, flexibilidade e segurança para se manter dedicado à área de saúde e, mantendo sua empresa sempre em dia com o Fisco, sem riscos tributários. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp